quarta-feira, 21 de julho de 2010

MITOS E VERDADES

Comer menos e exercitar-se mais = emagrecer

É uma bomba relógio. O fato de comer menos não significa que está comendo o necessário. O importante é comer correto. 65% do gasto do seu corpo de energia do dia-a-dia está na digestão, 10% para manter a temperatura do corpo e o resto nas outras atividades (trabalhar, namorar, academia, mercado, etc). Nem sempre comer menos leva a emagrecer.

Quando se faz qualquer tipo de regime há uma redução não só de gordura mas de músculo também. Se depois recuperar, vai recuperar só gordura, então gera a flacidez.

Toda pessoa que está flácida e com os ossos fracos não adianta só tomar medicamento porque ela está desequilibrada nutricionalmente.



Comer gordura engorda

Se tirarmos a gordura da alimentação estaremos em desequilíbrio. Hormônios sexuais e fibras dependem do colesterol, por tanto é importante que se coma gordura. A gordura corresponde em torno de 60% a 65% do peso do nosso cérebro. 

A gordura monoinsaturadas e poliinsaturadas, além de fornecer energia ao corpo, ajuda a diminuir o colesterol ruim. Pode-se encontrar no azeite, óleo de soja e de canola, abacate, castanhas, amêndoas e peixes de água fria, sem exagerar na dose.

Gorduras hidrogenadas deixam os alimentos mais crocantes, encontradas geralmente nas margarinas, bolachas recheadas, sorvetes, chocolates, macarrão de preparo rápido, chips e temperos prontos. Estudos recentes mostram que esse tipo de gordura é pior que a saturada de origem animal - do ponto de vista cardiovascular. A causa: ela "plastifica" os vasos levando a infartos e derrames. Cientistas relacionaram o consumo dessa gordura vegetal a doenças metabólicas, ou à chamada Síndrome Metabólica - aumento da cintura abdominal, diabetes tipo 2, alterações dos lipídeos sangüíneos, hipertensão arterial e esteatose hepática (fígado gorduroso).



Comer pouco ou nenhum carboidrato emagrece

Neurônios, células musculares, hemáceas (celula que leva oxigênio para os tecidos) dependem de glicose. Se tirarmos carboidratos o organismo entra em desequilíbrio.

Cada vez que se ingere açúcar (os carboidratos se transformam em açúcar depois de ingeridos) em excesso, joga-se para dentro da célula uma quantidade muito grande de insulina que provoca uma queda muito rápida. As mitocôndrias ficam lotadas e marcam a glicose que é jogada para o fígado que transforma a insulina em gordura. O corpo por si só não tem capacidade de eliminar tanta quantidade de gordura.



Envelhecer significa diminuir a velocidade

80% dos neurônios que controlam as emoções são fabricados no intestino, por tanto quem tem intestino preso é forte candidato a depressão. E nada faz ficar mais lento que um trato intestinal lento.

Conclusão

Não existem regimes, dietas ou uma regra para emagrecer, o importante é usar o bom senso. Alimentos frescos, uma refeição bem colorida que contenha feijões, raízes, sementes, castanhas, legumes e verduras nos darão os nutrientes necessários para termos um corpo bonito e principalmente sadio.
Balneário Camboriú, SC, Brazil