HISTÓRIA – Tem livros de medicina chinesa escritos aproximadamente 400 a C, que já relatavam curas de doenças, tratando a orelha de diferentes formas. A sua origem é desconhecida, pode ser a China, Pérsia ou Egito.
Nos últimos anos, a medicina oriental tem sido cada vez mais difundida no mundo Ocidental. Em alguns países da Europa, principalmente Alemanha e França, já faz parte da rotina diária hospitar.
A orelha externa é um das zonas reflexas do corpo humano, assim como as palmas das mãos, as plantas dos pés e a coluna vertebral. Na escola chinesa o pavilhão auricular possui cerca de 200 pontos para tratamento, na escola francesa, possui cerca de 30 pontos.
Mais precisamente em 1957, Nogier publicou um trabalho sobre a relação existente entre a orelha e o resto do corpo. Estabeleceu uma ligação entre a posição dos pontos no pavilhão auricular com um feto pouco antes do nascimento.
AURICULOTERAPIA – è o ramo da acupuntura destinado ao tratamento das enfermidades físicas e mentais através de estímulos de pontos situados no pavilhão auricular. Cada orelha tem pontos reflexos que correspondem a todos os órgãos e funções do corpo. Ao se efetuar a sensibilidade desses pontos por agulhas de acupuntura, o cérebro recebe um impulso que desencadeia com a área do corpo, produzindo o equilíbrio.
A auriculoterapia é compatível com todas as demais formas de tratamento. Não apresenta efeitos colaterais desde que o diagnóstico seja correto e os programas de tratamento sejam bem dimensionados.
DIAGNÓSTICO – Quando um órgão ou suas funções apresentam algum distúrbio, a área auricular correspondente sofre uma alteração pigmentaria, são sinais característicos da existência de desequilíbrio. Os pontos auriculares correspondentes, se tornam extremamente sensíveis ao toque ou à aplicação de agulhas.
INDICAÇÕES – Pode ser usados em todos os tipos de problemas físicos e psíquicos, abrangendo uma vasta relação de tratamentos. A técnica é mais simples que a acupuntura sistêmica. O seu uso também é recomendado em odontologia, cirurgias e tratamentos diversos. Na odontologia as agulhas provocam ausência de dor e não insensibilidade do local.
TÉCNICAS DE TRATAMENTO – Os antigos mestres mantinham em segredo algumas técnicas passando apenas para seus discípulos. Não existe muita literatura nesta área específica da acupuntura. Um dos grandes segredos é o uso de três pontos, indicados para qualquer tratamento.
SHENMEN (Porta da Consciência) – provoca no cérebro a produção de cargas de hormônios naturais do tipo endorfina que aliviarão as dores e mal estar do paciente, produzindo efeito sedativo.
RIM – Estimula a filtragem do sangue, liberando as toxinas e propiciando melhores condições de circulação, além de estimular as funções das glândulas endócrinas, sebáceas e sudoríparas.
SIMPÁTICO – Reequilibra o sistema nervoso autônomo provocando no organismo um equilíbrio geral. Estimula as funções da medula óssea e tecidos musculares.
Os outros pontos serão selecionados conforme as enfermidades apresentadas.
Fontes
Instituto Brasileiro de Therapias e Ensino
Auriculo Acupuntura - Eu Won Lee
Tratado de Auriculoterapia - Marcelo Pereira de Souza
Nenhum comentário:
Postar um comentário