terça-feira, 29 de junho de 2010

Precisamos de 47 micronutrientes para manter o bom funcionamento do nosso corpo. A cada 3 segundos acontece algo dentro do nosso organismo. Se não temos todos estes micronutrientes estaremos em desequilíbrio. São dos alimentos que tiramos os micronutrientes. Não é a quantidade e sim a qualidade. O corpo trabalha com doses pequenas, não precisamos tomar ½ Kg de remédio nem comer um abacaxi inteiro. Tudo que é demais é ruim. A comida é mais que energia e calorias, contém informações ocultas.

Se vc está estimulado a comer é porque o seu corpo está em desequilíbrio. Se eu não estou atendendo a necessidade, o corpo busca uma forma para que fique em equilíbrio. Temos que ver a qualidade do que se está comendo. Alimentos que contém agrotóxicos, congelados ou fritos perdem a maioria do seu valor nutricional.

Antropologicamente o ser humano não mudou em relação aos ancestrais. Precisamos das mesmas substancias que antigamente. O que acontece é que estamos ficando mais obesos, mais doentes, mais feios. Os genes são programados para ganhar peso, acumular gordura para suprir faltas eventuais.

Nutrigenomia é a ciência que desvenda a maneira como os alimentos e nutrientes se integram com os genes, ativando mensagem de saúde ou doenças, de aumento ou diminuição do peso.

Radicais livres são átomos que perderam estabilidade, ele rouba elétron do outro átomo sadio, pode ser de um DNA, ou de um colágeno ou de uma elastina. Se ficarmos expostos ao sol, stress, comendo errado vai desencadear o desequilíbrio no organismo e gerar radicias livres.

Não existe uma dieta ideal, um suplemento, uma pílula, nem programa de exercícios que funciona para todos. O projeto genoma humano identificou 8 bilhões de letras que compõe nossos 30 mil genes.

“Além das vitaminas e minerais, está comprovado que as frutas e verduras contêm os chamados fitonutrientes, que induzem as células do corpo a responder de maneira específica. Com esta descoberta, podemos prevenir desde o envelhecimento prematuro até o risco de colesterol alto, câncer, enfim, muitas das doenças hereditárias", diz Dr. Rehnborg.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

MASSAGEM

Dentre os recursos terapêuticos utilizados na área de relaxamento e estética, a massagem se destaca pela grande variedade de técnicas, além da sua ampla aplicabilidade. A massagem pode ser definida como uma compressão metódica e rítimica do corpo, ou parte dele, para que se obtenha efeitos terapêuticos.

A massagem na atualidade não é mais considerada como empírica e sim como ciência, uma vez que muitos efeitos relacionados a este recurso foram estudados cientificamente.

Existem diversos tipos de massagens, de diversas técnicas e propostas por diversos autores, porém todas são derivadas de movimentos primários que fazem parte da técnica denominada de massagem clássica. Os movimentos básicos da massagem clássica são: deslizamentos, amassamentos, percussões, fricções e vibrações.

Exerce efeito mecânico local decorrente da ação direta da pressão exercida no segmento massageado, e também uma ação reflexa indireta, por liberação de substâncias vasoativas, podendo promover principalmente:

- relaxamento muscular local e geral;
- alívio da dor;
- aumento da circulação sanguínea e linfática;
- aumento da nutrição tecidual;
- remoção de produtos catabólicos ( originários do metabolismo celular);
- aumento da maleabilidade e extensibilidade tecidual;
- auxílio na penetração de fármacos;
- aumento do metabolismo celular

Quando um local é massageado dependendo do ritmo aplicado, se obtem uma elevação da temperatura local da pele de 1 a 3 graus pela ação mecânica (atrito) e vasodilatação. Para cada grau de aquecimento, há uma melhora de 10 a 15% no metabolismo.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

DRENAGEM LINFÁTICA

O corpo humano é constituído em 56% de líquidos, subdivididos em líquido intracelular e extracelular. O intracelular encontra-se dentro da célula e comunica-se, através de membrana celular, com o líquido intersticial, de onde recebe substância para a manutenção da célular, para onde lança resíduos. O extracelular é o líquido que ocupa os espaços que circundam as células e é chamado de líquido intersticial ou substância fundamental. Neste líquido circulam todas as substâncias que entram e saem da célula, apresentando-se na forma líquida ou gelatinosa dependendo da ação enzimática.

Quando as células de gordura não são adequadamente drenadas consequentemente alguns detritos e impurezas começam a acumular-se sob forma líquida, inicialmente, tornando-se mais tarde um líquido mais grosso ou um gel. A presença deste gel não drenado com substâncias tóxicas, provoca irritação dos fibroblastos, que respondem pela produção de colágeno, resultando em pontos cicatriciais que estrangulam os vasos sanguíneos. Esta cadeia de eventos piora ainda mais o metabolismo do tecido afetado criando um circulo vicioso que resulta na formação da tão conhecida e temida celulite e gordura localizada.
Uma das causas do envelhecimento e alteração nos casos de celulite é densificação do líquido intersticial.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

AURICULOTERAPIA

HISTÓRIA – Tem livros de medicina chinesa escritos aproximadamente   400 a C, que já relatavam curas de doenças, tratando a orelha de diferentes formas. A sua origem é desconhecida, pode ser a China, Pérsia ou Egito.

Nos últimos anos, a medicina oriental tem sido cada vez mais difundida no mundo Ocidental. Em alguns países da Europa, principalmente Alemanha e França, já faz parte da rotina diária hospitar.

A orelha externa é um das zonas reflexas do corpo humano, assim como as palmas das mãos, as plantas dos pés e a coluna vertebral. Na escola chinesa o pavilhão auricular possui cerca de 200 pontos para tratamento, na escola francesa, possui cerca de 30 pontos.


Mais precisamente em 1957, Nogier publicou um trabalho sobre a relação existente entre a orelha e o resto do corpo. Estabeleceu uma ligação entre a posição dos pontos no pavilhão auricular com um feto pouco antes do nascimento.


AURICULOTERAPIA – è o ramo da acupuntura destinado ao tratamento das enfermidades físicas e mentais através de estímulos de pontos situados no pavilhão auricular. Cada orelha tem pontos reflexos que correspondem a todos os órgãos e funções do corpo. Ao se efetuar a sensibilidade desses pontos por agulhas de acupuntura, o cérebro recebe um impulso que desencadeia com a área do corpo, produzindo o equilíbrio.
A auriculoterapia é compatível com todas as demais formas de tratamento. Não apresenta efeitos colaterais desde que o diagnóstico seja correto e os programas de tratamento sejam bem dimensionados.

DIAGNÓSTICO – Quando um órgão ou suas funções apresentam algum distúrbio, a área auricular correspondente sofre uma alteração pigmentaria, são sinais característicos da existência de desequilíbrio. Os pontos auriculares correspondentes, se tornam extremamente sensíveis ao toque ou à aplicação de agulhas.

INDICAÇÕES – Pode ser usados em todos os tipos de problemas físicos e psíquicos, abrangendo uma vasta relação de tratamentos. A técnica é mais simples que a acupuntura sistêmica. O seu uso também é recomendado em odontologia, cirurgias e tratamentos diversos. Na odontologia as agulhas provocam ausência de dor e não insensibilidade do local.

TÉCNICAS DE TRATAMENTO – Os antigos mestres mantinham em segredo algumas técnicas passando apenas para seus discípulos. Não existe muita literatura nesta área específica da acupuntura. Um dos grandes segredos é o uso de três pontos, indicados para qualquer tratamento.

SHENMEN (Porta da Consciência) – provoca no cérebro a produção de cargas de hormônios naturais do tipo endorfina que aliviarão as dores e mal estar do paciente, produzindo efeito sedativo.

RIM – Estimula a filtragem do sangue, liberando as toxinas e propiciando melhores condições de circulação, além de estimular as funções das glândulas endócrinas, sebáceas e sudoríparas.

SIMPÁTICO – Reequilibra o sistema nervoso autônomo provocando no organismo um equilíbrio geral. Estimula as funções da medula óssea e tecidos musculares.

Os outros pontos serão selecionados conforme as enfermidades apresentadas.

Fontes

Instituto Brasileiro de Therapias e Ensino
Auriculo Acupuntura - Eu Won Lee
Tratado de Auriculoterapia  - Marcelo Pereira de Souza
Balneário Camboriú, SC, Brazil